domingo, 16 de agosto de 2009

Memorial do professor

Estudei a primeira e segunda série em uma escola rural chamada Escola Sítio Boa Esperança. Depois terminei o ensino fundamental e médio na Escola Estadual Dez de Dezembro na cidade de Pedra Preta, MT. Quando fui fazer o ensino médio, eu tinha duas opções, ou fazer magistério, ou técnico em contabilidade fiquei com a segunda opção, pois não me via em uma sala de aula como professora. Terminei o ensino médio com 16 anos e então saí da casa dos meus pais e fui morar com a minha irmã mais velha que era casada. Morei com ela quatro anos dos 16 aos 20 anos de idade. Depois disso retornei a casa de meus pais que nessa altura já haviam se separado. Fiquei morando com a minha mãe, irmã e irmão. Nesse tempo conheci um rapaz que era caminhoneiro, me apaixonei e então namoramos mais ou menos quatro anos. E durante esses anos viajei com ele por quase todo Brasil. Conheci Manaus, a floresta Amazônica, Fortaleza, Recife e vários outros lugares maravilhosos. Foi uma experiência muito rica e gratificante para mim, uma vez que conheci várias culturas e povos diferentes. Porém o relacionamento não deu certo e eu já estava com 24 anos, apenas com o 2º grau e sem qualquer uma outra formação. Resolvi então que precisava estudar uma vez que já havia perdido muito tempo. Fui morar em Rondonópolis-MT. Cidade maior do que o município em que a minha mãe morava. Lá eu dividia casa com a minha irmã mais nova. Sabia que precisava fazer uma faculdade, porém nada despertava meu interesse. Entrei em um curso preparatório para o vestibular, estudei bastante, porém ainda não sabia que carreira deveria seguir. Pensei em Ciências Contábeis talvez por já ter feito técnico em contabilidade no ensino médio. Porém a minha mãe interferiu dizendo que eu já havia estudado contabilidade no ensino médio e não tinha ingressado no mercado de trabalho e que talvez fosse melhor fazer algo relacionado a Educação. Então prestei vestibular para o curso de Letras-Português pela UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Passei em 5º lugar, estudei 4 anos, me formei, trabalhei em algumas escolas e depois me mudei para Jaraguá do Sul -SC. Fiz pós-graduação em -Metodologia do Ensino da Língua portuguesa pela IBPEX em Joinville-SC. Atualmente estou trabalhando pela rede municipal de Jaraguá do sul.

2 comentários:

  1. Espero que a sua escolha, mesmo que não tenha sido por vocação, seja aquela que você sente que foi a certa. A educação, apesar dos seus percalços pode ser muito gratificante.
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Geosânia,
    como você disse em seu relato conhecer lugares diferentes e viajar é muito bom, não conheço os lugares por onde você viajou,mas penso que as imagens que você viu ficaram bem guardadas na sua memória. Beijos, Dania

    ResponderExcluir